Dados Da Escola

CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA
O Colégio Estadual Anísio Teixeira está situado a RUA JOSÉ RIBEIRO FILHO, nº 62, na cidade de Ubaíra, com uma extensão na zona rural, a 36 km da cidade, no Povoado de Três Braços, no turno noturno, tem suas diretrizes educacionais fundamentadas nos fins da Educação Nacional consubstanciadas na Lei Federal nº 9.394/96 de 20 de dezembro de 1996 e como entidade mantenedora a Secretaria Estadual de Educação - SEC. Esta escola foi criada para atender a demanda de 1ª a 4ª série, mas com a diminuição de alunos do Ensino Fundamental séries iniciais e este ficando sob a responsabilidade do município e o Ensino Médio passando, na sua totalidade, para a responsabilidade do estado (até 2005 essa modalidade era mantida pelo município), esta escola ficou quase ociosa por um tempo, e em 2005 passou a funcionar exclusivamente com Ensino Médio, atendendo assim às determinações da LDB.
A sua fundação data de 12 de agosto de 1959, portanto 51 anos de fundação, com um corpo administrativo voltado para o bem social, atuando conforme as Leis Educacionais de cada época, traduzindo o perfil de uma educação humanista.
ESTRUTURA ORGANIZACIONAL
O corpo docente do Colégio Estadual Anísio Teixeira é formado por diretora Licenciada em Pedagogia e Pós-Graduada em Gestão e Educação Ambiental, vice-diretora Licenciada em Geografia, Pós-Graduada em Acupuntura, treze professores, destes apenas um não possui graduação, os outros doze possuem licenciatura/especialização em áreas afins, um porteiro e sete auxiliares de serviços gerais e auxiliares administrativos.
ESTRUTURA FÍSICA
A estrutura física do Colégio Estadual Anísio Teixeira compreende cinco salas de aula amplas e arejadas, uma sala de aula pequena (adaptada), cantina recentemente reformada, banheiro masculino e feminino para alunos e um banheiro para portadores de necessidades especiais, banheiro para professores, uma sala de leitura recentemente construída, laboratório de informática, secretaria pequena e sala de direção (se é que esse espaço minúsculo pode ser chamado de sala de direção), esses últimos totalmente desconfortáveis, demonstrando as carências físicas dessa escola.
Nessa escola não tem quadra esportiva, limitando aos nossos alunos disputaram/dividirem um espaço na Quadra Poliesportiva Municipal com estudantes de outras escolas, com pessoas da comunidade, gerando um desconforto às atividades propostas para este espaço.

PERFIL DOS ESTUDANTES
Vivemos numa sociedade marcada pela má distribuição de renda e pela falta de oportunidades ofertada à grande maioria das pessoas, e isto implica na necessidade dos jovens começarem a trabalhar cedo e este fator se reflete no desempenho escolar dos alunos. Percebe-se, assim que nossa maior clientela é proveniente da zona rural, sendo 220 alunos que provém de espaços rurais diversos e 46 alunos que se situam no ambiente urbano, totalizando um corpo discente composto por 266 jovens.
Muitos alunos cansados e com poucas horas de estudo, limitam a sua aprendizagem escolar somente ao que é trabalhado em sala de aula, outros apresentam pouco interesse em relação aos estudos e outros ainda freqüentam a escola por imposição dos pais.
Outro fato que merece observação é a alta porcentagem referente à distorção idade/série dos discentes nesta Instituição. É perceptível este problema em todas as séries do Ensino Médio. Tendo em vista toda esta problemática, a escola acaba sendo para muitos discentes a única Instituição que lhes proporciona acesso à cultura formal que, sem muitas oportunidades quanto à continuidade de estudo e/ou trabalho a não ser a lavoura, acabam por parar seus estudos ou a procurar bebidas e namoros precoces, desencadeando para muitas alunas a gravidez nesta etapa de sua vida e para outros o desinteresse por futuros estudos.
PERFIL DA COMUNIDADE DO ENTORNO
Entende-se que a escola pode interagir de maneira mais qualificada com o cotidiano das pessoas e com o intuito de conhecer, numa maior abrangência o modo de vida das pessoas em seu entorno, buscam-se referências e peculiaridades das vidas que a circundam diariamente. Assim, o espaço geográfico que compreende o seu entorno também manifesta culturas, hábitos, contradições e/ou organizações diversas.
Assim, estando esta Instituição localizada na Praça dos Três Poderes, nº 62, Centro, está inteiramente inserida no centro comercial e administrativo do município. Pode-se perceber que na área o tráfego de automóveis, caminhões e ônibus escolares se faz constante e intenso. Sendo assim, a escola mantém um diálogo aberto com a comunidade, tratando as questões que forem aparecendo, sob o ponto de vista das pessoas envolvidas, de forma que possa desencadear processos de humanização e democratização.